Buscar
  • Fredd Medeiros

Closet, Sonho de Consumo

Closets são o sonho de consumo de muitas mulheres. E de muitos homens também! Qualidade de vida é ter as roupas, sapatos, acessórios e malas organizadinhos. Vai além do luxo. E quanto mais espaço, melhor. Mas como nem todo mundo tem espaço sobrando dentro de casa, é preciso projetar bem esse ambiente.

Guarda-roupas precisam ter 60 cm de profundidade. Essa medida é a padrão, a menos que o cliente tenha necessidades muito específicas. Mas, até hoje, nunca tive esse tipo de demanda na minha vida profissional. Além da profundidade adequada, é importante dividir o armário em três partes: inferior, superior e maleiro.

Na parte inferior, o ideal é alocar calceiros, sapateiras e gavetas. Costumo projetar esse espaço com 80 cm de altura. É suficiente para calças dobradas e três ou quatro gavetas. Aliás, gavetas são muito úteis para camisetas, roupa íntima e acessórios. É assim que eu gosto na minha casa. Mas a organização de armários segue critérios muito pessoais e subjetivos. Cada um tem uma preferência.

A melhor sapateira é aquela no formato de gaveta (prateleira deslizante), com puxador bem baixinho. E a altura muda em função do tipo de calçado. Sapatos baixos e tênis não exigem alturas generosas. Já os de salto e botas precisam de prateleiras mais espaçadas para que não estraguem.

Na parte superior, o melhor é colocar um cabideiro em dois terços do espaço e reservar o restante para prateleiras, para onde devem ir malhas, bolsas, moletons, toalhas e roupas de cama, se necessário. Por fim, a altura do maleiro varia em função do pé-direito da casa. Aproveite esse espaço para organizar itens poucos usados, além de malas e sacolas de viagem. Caixas customizadas e etiquetadas ajudam bastante.

17 visualizações

Fredd Medeiros Interiores. Copyright 2018.